Search here...
TOP
Vamos Substituir

Qual é o melhor tipo de garrafa de água?

O descartável tornou-se o mais fácil, barato (a curto prazo) e conveniente. É tão bom para não nos termos de preocupar com nada… Temos sede? Então vamos à máquina comprar uma garrafa de água! Cada vez que oiço isto sinto um aperto no coração. Este abuso tornou-se tão grande que hoje temos em mãos um enorme problema não só com plástico mas com os descartáveis em geral. Uma das mudanças mais simples para reduzir o consumo de plástico é trocar de garrafa de água. Encher em casa ou em torneiras disponíveis e ir bebendo. Mas afinal qual é a melhor garrafa de água?

5 das garrafas de água mencionadas no artigo. 2 de plástico, 1 de alumínio e 2 de vidro.

garrafa de água de plástico desportiva. Uma boa opção para fazer desporto mas há que ter cuidado com elas!

Garrafa de plástico

Já se sabe que as garrafas de plástico convencionais não são de todo a melhor opção. São usadas uma vez e deitadas fora logo a seguir, e para piorar a situação, na maioria das vezes são colocadas no lixo comum em vez de serem recicladas. Para tentar combater este problema do único uso há quem as guarde e chegue a usar durante semanas. Mas será que isto é uma opção viável? Nem por isso. Estas garrafas de plástico são feitas de PET um tipo de plástico que se começa a degradar rapidamente, o que faz com que estejamos a ingerir microplásticos. É uma das razões pela qual a água rapidamente ganha cheiro e sabor estranho.

Descobre mais sobre os tipos de plástico aqui

Na tentativa de criar algo mais reutilizável e duradouro, criaram-se as garrafas de plástico reutilizáveis. Estas continuam a ser leves, resistentes e são as preferidas dos desportistas. De facto para quem faz desporto não há dúvida que uma garrafa leve é o que se quer e estas garrafas fazem a sua função extremamente bem. Só há um problema! Muitas delas são do tipo 7 de plástico, ou seja, são uma mistura de vários componentes. Sendo deste tipo podem vir a conter BPA, uma substância muito perigosa para a nossa saúde. Por isso se forem comprar uma garrafa deste género certifiquem-se que diz BPA-free ou que é do tipo 5 (PP).

As garrafas de água de alumínio ou inox também são uma ótima opção mas entre estas duas há diferenças significativas.

Garrafa de metal

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as garrafas de metal não são uma invenção recente. Prova disso são garrafas como esta, o conhecido cantil feito de alumínio. Enquanto criança usava-o imenso para levar água fresca para a escola e para as visitas de estudo. Em termos de peso as garrafas de alumínio não são assim tão mais pesadas. O alumínio é uma material mais leve e maleável o que também as torna mais propícias a amolgadelas. Para além disso o alumínio pode alterar ligeiramente o sabor dos alimentos, principalmente se em contacto por um período extenso.

As garrafas mais pesadas são então as de inox, estas sim são mais recentes no mercado e com tendência a terem preços bastante elevados. Não são tão boas a manter temperatura do líquido mas são mais resistentes e não alteram de forma alguma o sabor do líquido. Ambas as opções são excelentes opções não só por ajudarem na redução do plástico no planeta mas também por reduzir a quantidade de microplásticos que ingerimos.

As garrafas de água de vidro são as minha favoritas. a melhor parte é que podemos usar frascos de popa de tomate.

Garrafa de vidro

As garrafas de vidro são as mais amigas do ambiente. Apesar de o metal ser também um material que pode ser reciclado infinitas vezes, o vidro quando descartado não é nocivo para o planeta. Sendo criado maioritariamente a partir de areia este quando vai para o mar cria as famosas pedras coloridas. As garrafas de vidro são sem dúvida as minhas favoritas, a água mantém-se fresca, raramente ganha cheiro ou sabor estranho e é transparente como as de plástico.

O único ponto negativo nestas garrafas é a sua durabilidade. Todas as garrafas de água anteriores são feitas de materiais resistentes e que podem durar uma vida. Mas o vidro é frágil, facilmente se parte e para além disso é pesado. Não é o mais adequado para crianças nem para andar em malas que andem na confusão.

Ainda não vi nenhuma garrafa de vidro à venda, por isso não vos consigo dizer se é cara ou não (a minha foi oferta). Mas a verdade é que vocês nem precisam de saber! Para terem uma garrafa de água em vidro basta aproveitarem o frasco vindo de outro alimento qualquer, como por exemplo a popa de tomate. Antes usava-as e deitava para o vidrão para ser reciclado, agora guardo-as para fazer garrafas para a família! Se fizerem isto não só vão estar a poupar dinheiro como a reutilizar um objeto que noutras circunstâncias iria “fora”!

Onde comprar:

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *