Search here...
TOP
Vamos Substituir

Diz não aos cotonetes feitos em plástico

Os cotonetes são mais uns daqueles objetos que usamos em menos de 1 minuto e logo a seguir vai parar ao lixo. Mas já repararam bem de que material é que eles são feitos? Na maioria dos casos, os cotonetes têm as pontas de algodão e o bastão em plástico! Sem qualquer fundamentação lógica e apenas porque foi moda, o bastão é feito de plástico e é uma das coisas que mais se apanha nas limpezas de praia.

cotonetes com bastão em bambo num cacto de aloevera

Apesar de ser plástico que por ventura poderia ser reciclado é tão pequenino que se vai perdendo, quer seja pelo vento ou por algum furo no saco. No entanto não é bem por isto que eles acabam tantas vezes no mar. Vocês sabiam que há quem coloque os cotonetes na sanita??? Fiquei chocada quando numa ação de sensibilização me abordaram e me contaram que de facto é uma prática comum…

Provavelmente os praticantes deste “desporto” nem sequer pensam 2 vezes antes de o fazer, tornou-se num hábito. Provavelmente nem sequer sabem onde vai parar o cotonete a seguir. Mas são estes pedaços de plástico que acabam a magoar imensos animais marítimos como as tartarugas.

Alternativas para os cotonetes

A alternativa óbvia e simples é usar cotonetes que tenham o bastão ou em madeira, papel ou bambo. Ao serem 100% feitos de produtos naturais, deixam de ser um perigo para o ambiente. Além disso como são biodegradáveis podem ser colocados juntamente com os resíduos orgânicos numa composteira reduzindo a quantidade de lixo produzida.

Os cotonetes de bambo que comprei na loja The bamboo brush society na respetiva caixa de cartão

Como mencionado no post sobre as alternativas às escovas tradicionais, comprei estes cotonetes na The Bamboo Brush Society. Aproveitei os packs e por cerca de 5€ comprei 2 pacotes de 100 com bastão de bambo. Estes vieram embalados numa caixa de cartão, sendo por isso plastic free! Felizmente já existem alguns supermercados a vender os cotonetes em papel e cartão em vez de plásticos. No entanto na maioria dos casos vêm embalados em sacos ou caixas de plástico.

Os cotonetes amigos do ambiente são tão idênticos aos de plástico que mal notamos a diferença. Já repararam que parece que apenas mudámos a cor do bastão? É uma mudança tão simples e insignificante nas nossas vidas, mas tão importante para salvarmos o nosso planeta.

Update: A marca baixou os preços e agora cada caixa custa 1.95€ e quantas mais comprarem mais desconto têm.

lado a lado, cotonetes de bambo e cotonetes em plástico. Parece que só muda a cor de branco para ligeiro castanho

Onde comprar:

Partilha nas redes sociais

«

»

2 COMMENTS

  • Até já há em grandes cadeias de supermercados. É muito melhor para o planeta! Deviam ser tomadas mais medidas do género!

    • Patrícia Silva
      AUTHOR

      Sim! Já me disseram que viram no pingo doce e no continente, só não coloquei na lista por não haver nos sites e não ter sido de facto eu a ver para ter a certeza. Mas é excelente o facto de começarem a haver mais alternativas também em supermercados grandes!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *