Search here...
TOP
Sabias Que?

A política dos 5Rs

Já se fala há muitos anos na política dos 3Rs, mas mais recentemente estes tiveram uma adição de 2 novos passos passando a 5Rs. Ficando assim com Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar que vem do inglês Rot. A ordem em que são colocados nunca foi aleatória sendo mais importante começar pelos primeiros. Com isto não quer dizer que os últimos não sejam importantes, apenas quer dizer que se levarmos as regras por esta ordem, à medida que vamos aplicando nas seguintes há menos coisas a fazer!

Uma imagem artística com todos os 5 passos da política dos 5Rs escritos em folhas.

Refuse / Recusar

O primeiro e novo paço desta política dos 5Rs é recusar. Recusem tudo aquilo que é em excesso e tudo aquilo que não precisam. Indiretamente este primeiro “mandamento” está relacionado com as alternativas que vemos a muitos dos utensílios do dia a dia. Por exemplo, se andarem com a vossa palhinha amiga do ambiente, não há necessidade de aceitar uma de plástico. Tal como os guardanapos que muitas das vezes são dados em grandes quantidades e acabam por ir parar ao lixo sem serem usados. Ou então os copos de plástico nas festas que, se for preciso, são substituídos de x em x tempo porque já não sabemos qual é o nosso.

Reduce / Reduzir

Este era antigamente o primeiro dos 3Rs, mas cada vez é mais importante. Não é apenas em relação ao lixo que fazemos mas também àquilo que compramos e usamos. Na tentativa de economizar tentamos comprar mais por menos, mas esquecemo-nos de fazer as contas a longo prazo e às vezes esta “brincadeira” fica mais cara do que parece. Se olharmos para o caso da roupa, quantos de nós têm camisolas, t-shirts e calças aos montes? Se calhar metade delas nem gostamos assim tanto e comprámos apenas porque estava barato. Comprem sempre com consciência e procurem ver o que realmente precisam.

A quantidade de água, energia e combustível que usamos no dia a dia também podem ser reduzidos. Podemos tomar banho mais curtos e reaproveitar a água das lavagens. Instalar lâmpadas de baixo custo e desligar as luzes durante o dia. Usar transportes públicos ou alternativas amigas do ambiente, como as bicicletas. Vários métodos simples que ajudam na redução do impacto ambiental e do impacto na carteira!

Reuse / Reutilizar

A terceira regra da política dos 5Rs é reutilizar, dar uma nova vida a algo que já perdeu o seu objetivo principal. Quer seja uma caixa de sapatos ou um frasco das salsichas, tudo pode ser aproveitado! Podem optar por fazer DIYs, (trabalhos manuais), e criar algo novo ou simplesmente dar uma nova funcionalidade.

Por exemplo, um frasco de salsichas pode servir para colocar os frutos secos, ou pode ser usado como jarra, ou até mesmo como sítio para colocar os lápis e canetas. Uma t-shirt antiga pode levar pedaços de outros tecidos, renda e ainda uma pintura e virar um t-shirt completamente nova. São inúmeras as possibilidades no que toca a reutilizar. Além disso podemos ir às lojas de segunda mão comprar as nossas coisas, existem muitas lojas de velharia e pessoas a vender coisas em excelente estado em sítios como o OLX.

Recicle / Reciclar

Se colocam tudo no lixo comum, está na altura de reciclar! Este penúltimo passo da política dos 5Rs tem vindo a ser ensinado desde crianças a toda a gente, mas muitos de nós acabam por não o fazer por preguiça. É tão simples como papel no azul, vidro no verde e plástico e metal no amarelo. Depois temos o caso dos eletrónicos no eletrão, pilhas no pilhão e óleo alimentar em pontos de recola específicos. Claro que existem exceções e nem sempre é fácil saber se algo é reciclável ou não. Mas tudo o que é colocado no lixo comum que pudesse ser reciclado vai para o aterro e coisas em plástico podem demorar 500 anos a decompor.

Fazer este tipo de separação em casa não tem de ser um bicho de 7 cabeças. Podem ter, por exemplo, na cozinha atrás da porta, um saco para o plástico e uma caixa para o papel. Enquanto que no escritório aproveitam um saco de compras de papel para ir metendo o papel. Ou até mesmo na zona dos quartos um saco para cada um, visto que na casa de banho temos muitas embalagens e as etiquetas da roupa. O vidro, que costuma haver em menos quantidade, podem guardar na cozinha ou ir guardando na garagem. Assim no dia de ir levar o lixo basta recolher os sacos e colocar no respetivo ecoponto!

Rot / Compostagem

Este último e também novo passo da política dos 5Rs vem direto do inglês e tem a ver com a compostagem. Para quem não sabe a compostagem consiste em transformar o nosso lixo orgânico em terra rica em nutrientes que pode ser usada nas plantações. Não é um processo super simples, existem regras e técnicas. Tem de ser feito em camadas, oscilando entre os verdes e os secos. Sendo verdes coisas como cascas de fruta e restos de comida, e secos papeis e folhas.

Em algumas localidades podem contactar os vossos centros de recolha de lixo e pedir um compostor. Basta ligarem e perguntar, mas só é permitido a pessoas com jardins e é preciso depois fazer uma formação.

Partilha nas redes sociais

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *